(75) 9 8186-2451

Mundo

Passa de 130 o número de mortos nos incêndios florestais do Chile; é a pior tragédia em 15 anos no país

As zonas mais afetadas pelos incêndios estão nas províncias de Valparaíso e Quillota. O fogo se espalhou por 290 km² - uma área equivalente ao tamanho da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Publicada em 07/02/24 às 09:48h - 17 visualizações

por Portal G1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rodrigo Garrido/REUTERS)
Passa de 130 o número de mortos nos incêndios florestais do Chile. É a pior tragédia em 15 anos no país.

O fogo começou em uma área no Parque Nacional Peñuelas, uma grande reserva florestal. Rajadas de vento de até 80 km/h foram empurrando as chamas mais para dentro, para a área mais habitada da região.

Outros dois pontos contribuíram para os incêndios: o tempo seco, característico do Chile, e o forte calor. Na semana passada, houve uma onde de calor no país. Os termômetros chegaram, na região de Viña del Mar, a 40° C.

O número de mortos passa de 130 e ainda há desaparecidos nas regiões de Viña del Mar e Valparaíso. Os bairros mais atingidos foram os que ficam na periferia, mais afastados do centro - inclusive áreas de ocupação, com casas de madeira. Isso contribuiu para o grande número de vítimas.

Agora, os bombeiros trabalham para fazer um rescaldo, já que a maior parte dos focos de incêndio está controlada, e também para tentar localizar e identificar as vítimas. Na tarde da última terça-feira(06), uma equipe do G1 chegou a Santiago, capital do Chile, fazendo o resto da viagem até Valparaíso e Viña del Mar por carro pela estrada Rota 68, numa viagem de aproximadamente 120 km. No trajeto, a equipe não viu nenhum tipo de aviso ou de alerta em relação aos incêndios. No caminho um comboio, de cerca de dez carros e um caminhão, com pessoas que iam até Valparaíso e Viña del Mar para prestar ajuda e socorro para desabrigados.

Na entrada da Reserva Nacional Lago de Peñuelas, os primeiros sinais dos incêndios. No meio da vegetação queimada, um helicóptero recolhia água para seguir no combate às chamas. O fogo varreu literalmente a parte mais alta de Viña del Mar. Em minutos, destruiu carros, casas. As telhas retorcidas e o metal que os moradores recolhem eram, até quatro dias atrás, parte das casas em uma comunidade.

Incêndios florestais não são raros nessa região do Chile, mas, desta vez, atingiram uma dimensão sem precedentes. Muitas vítimas só serão reconhecidas por meio de testes de DNA. Mais de 300 pessoas continuam desaparecidas.

As zonas mais afetadas pelos incêndios estão nas províncias de Valparaíso e Quillota. O fogo se espalhou por 290 km² — uma área equivalente ao tamanho da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Bairros inteiros viraram cinzas e até o momento, mais de 15 mil moradias foram destruídas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(75) 98186-2451

Copyright (c) 2024 - Rádio Conexão FS - A Música E A Informação Em Um Click.
Converse conosco pelo Whatsapp!