Uma fila quilométrica foi formada na Praça Adalgisa Santos Borges, no bairro Parque Panorama, em Feira de Santana, no entorno da carreta do Sac Móvel, nas primeiras horas da da última quarta-feira (7). A população compareceu ao local após o aviso de que a unidade móvel realizaria diversos serviços gratuitos até a próxima sexta-feira, dia 9.
Os serviços disponíveis realizados pelo SAC são RG, antecedentes criminais, recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O Acorda Cidade esteve no local e conversou com as pessoas que aguardavam atendimento.
Jerusa dos Santos, agente comunitária de saúde e moradora do bairro, chegou bem cedinho, por volta das 6h, para renovar a carteira de identidade. Ela elogiou o serviço que está contemplando toda a comunidade do bairro, um dos mais afetados pelas chuvas dos últimos dias. Diversas pessoas perderam seus documentos.
“Vim fazer a identidade. Sinceramente, já esperava a fila, já estava preparada. Graças a Deus nós temos essa boa ação e esperamos que pelo menos todo mundo que venha seja contemplado”, disse.
Cristiane Araújo, que também reside no bairro, está com a carteira de identidade vencida há mais de dez anos e aproveitou a presença do SAC Móvel para renová-la.
“A minha tá vencida há muito tempo, já tem uns dez anos. Eu fiz quando tinha sete anos. Não tinha tempo pra tirar, mas Graças a Deus, o SAC está no bairro”, contou.
Uma moradora, que não quis ser identificada, aproveitou a presença da reportagem do Acorda Cidade para reclamar sobre a demora do início do atendimento que estava marcado para às 7h. Ela também falou sobre a falta de organização na distribuição das senhas.
“O que eu quero falar é que as pessoas que chegaram cedo estão aqui atrás e quem chegou agora já pegou ficha. Isso é certo? Tem gente furando fila, tem que organizar. Tem mãe de família que está parida, com bebê no colo aqui esperando. Cheguei umas 6h para fazer a identidade e ainda não começou o atendimento”, relatou.
Cerca de mil pessoas devem ser atendidas até a próxima sexta-feira (9). Avó de três netos, uma moradora contou que levou a filha ainda no puerpério, para realizar a impressão do RG.
“Cheguei 5h30 com a criança recém-nascida, minha filha teve que vim com 15 dias de parida. Graças à Deus ela conseguiu pegar três senhas já que são gêmeos e mais um. O atendimento está legal, pelo menos comigo”, elogiou.
Já José Ferreira de Amorim, que tem 62 anos, foi renovar a carteira de identidade após perder o documento. Ele contou à reportagem que aguarda ansioso para ser atendido.
“Tenho 62 anos, perdi a minha identidade e vim fazer. O SAC Móvel facilita muito, já estou me aproximando para ser atendido”.
Buscando contato com algum representante do SAC, não obtivemos retorno devido à não-autorização dos funcionários para gravar entrevistas. O SAC Móvel estará no Parque Panorama de 7h30 às 17h, por ordem de chegada até esta sexta-feira (9).