Embora os primeiros a entregar a declaração tenham mais chances de serem incluídos nos primeiros lotes, a Receita não garante uma ordem exata caso haja valores residuais. Isso significa que, mesmo com a antecipação do envio, não é possível assegurar a inclusão em um lote específico.
O calendário das restituições ficou assim estabelecido:
- Primeiro lote: 30 de maio
- Segundo lote: 30 de junho
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 29 de agosto
- Quinto e último lote: 30 de setembro
- Uma das principais mudanças este ano está na ordem de prioridade para o recebimento das restituições. Em anos anteriores, contribuía para adiantar o pagamento optar pela declaração pré-preenchida ou escolher o Pix como meio de recebimento. Agora, para alcançar uma posição mais vantajosa na fila, é necessário combinar as duas opções: usar a declaração pré-preenchida e receber por Pix simultaneamente.
- A ordem de prioridade para a restituição começa com idosos acima de 80 anos, seguidos por aqueles entre 60 e 79 anos. Na sequência, estão os contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de doenças graves. Depois, vêm os que têm o magistério como principal fonte de renda. A seguir, são priorizados os que usarem a declaração pré-preenchida e escolherem o Pix para receber a restituição. Por fim, vêm os contribuintes que adotarem apenas uma das duas alternativas.
- Com o prazo final de entrega se aproximando, a recomendação é que os contribuintes organizem seus documentos o quanto antes para garantir uma posição mais favorável na fila de restituição.