Durante a transmissão do clássico Ba-Vi pela BNews TV, neste domingo (16), na Arena Fonte Nova, o apresentador Zé Eduardo não poupou críticas à arbitragem e manifestou forte indignação com o resultado da partida, que teve o Bahia como vencedor por 2 a 0 sobre o Vitória. O comunicador chegou a afirmar que o título já estava definido e que o Rubro-Negro teria sido prejudicado.
"Pode pegar a taça do Bahia e entregar hoje. Entrega dentro do ônibus! O maior roubo, maior escândalo da história do futebol baiano este ano", disparou Zé Eduardo, reforçando que a arbitragem influenciou diretamente o resultado. Ele relembrou um lance polêmico na semifinal do Campeonato Baiano, quando um jogador do Jacuipense foi expulso após um peteleco em um adversário, e comparou à situação vivida pelo Vitória na final.
Para Zé, o Rubro-Negro foi prejudicado e deveria protestar oficialmente contra o que classificou como um "escândalo". "Jacuipense foi garfado. Roubado de uma forma asquerosa. Fizeram hoje o mesmo contra o Vitória. Fizeram hoje o contra o Vitória! Diretoria do Vitória tem que fazer uma nota, botar 70 outdoors na rua escrito assim: ‘Fomos roubados’", disparou o apresentador.
O apresentador ainda convocou a torcida do Vitória para marcar presença no jogo da volta, no Barradão, no próximo domingo (23), e afirmou que, caso o Rubro-Negro faça um gol nos primeiros 15 minutos, "a coisa muda". Entretanto, ele demonstrou pessimismo quanto às chances da equipe e criticou a gestão do clube: "Esse time é pequeno para disputar a Série A do Brasileiro".
Ele ainda criticou a arbitragem da competição: "Porque o maior escândalo de arbitragem foi nesse Campeonato Baiano aí. Que é um circo. Que é uma piada!", disparou o apresentador, indignado com a condução da partida e afirmando que o Vitória foi prejudicado na derrota por 2 a 0 para o Bahia.
Zé Eduardo ainda afirmou que os tricolores já podem comemorar a vitória do campeonato: "A taça é do Bahia. Torcedor do Bahia, comemore porque o título é seu. Levaram o título na base do peteleco, da cabeçada. Já podem ir para o Bonfim amanhã, botem trio elétrico".