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Após queixa de multas, SMT vai criar pontos de parada para atender solicitação de motoristas por aplicativo

A medida, que tem relação com uma promessa de campanha do prefeito José Ronaldo de Carvalho, atende um pedido para evitar multas.

Publicada em 15/02/25 às 05:59h - 48 visualizações

por Jeffeson Araújo


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 (Foto: Arquivo Pessoal)
A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) deve criar, em breve, áreas com pontos de parada para motoristas por aplicativo no centro de Feira de Santana. A medida, que tem relação com a promessa de campanha do então candidato e agora prefeito, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), de valorizar a categoria, atende a uma solicitação dos condutores para evitar multas.

O Acorda Cidade conversou sobre o tema com Ricardo da Cunha, superintendente da SMT. Ele explicou que a implementação desses pontos de embarque e desembarque de passageiros, que garantiria mais tranquilidade aos motoristas ao ficarem isentos de multas, ainda não ocorreu por um fator técnico.

Ricardo da Cunha
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Vamos entender um pouco mais profundamente essa situação. Onde no mundo temos locais para parar ou para estacionar? Esse problema é mundial. Nós vamos fazer esses pontos de parada. Não fizemos ainda porque recebemos a notícia, assim que assumimos a SMT, de que não havia empresa hábil a fazer esse trabalho de sinalização aqui em Feira de Santana”, disse o superintendente.

A estreia oficial nem aconteceu e o projeto já tem data para acabar. Da Cunha explicou que os pontos de parada só devem funcionar até a implementação da Zona Azul, sistema de estacionamento rotativo que cobra o uso de vagas em vias públicas de cidades brasileiras. Segundo o superintendente, o prefeito já determinou a abertura do processo de licitação para a contratação da empresa responsável por sinalizar os pontos de parada.

Parar ou estacionar?

Ao ser questionado sobre a queixa de diversos motoristas que supostamente estariam sendo multados por agentes da SMT ao pararem no centro de Feira de Santana para embarque ou desembarque de passageiros, o superintendente pontuou que a queixa pode estar fundamentada em um erro de interpretação sobre o que é parar.

“O maior problema que estamos enfrentando é a falta de conhecimento do que é parar e do que é estacionarÉ proibida a parada e é proibido o estacionamento em fila dupla. Na prática, aquele cidadão que para, uma pessoa simplesmente desce ou outra entra no veículo, será que esse condutor realmente está sendo autuado? As informações que os agentes me trazem são de que quem está sendo autuado é quem estaciona em fila dupla”, disse.

Agentes de Trânsito
Foto: Arquivo Pessoal

O que diz a norma?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece as modalidades de imobilização de um veículo da seguinte forma:
  • Parar: imobilização do veículo pelo tempo estritamente necessário para embarque ou desembarque de passageiros.
  • Estacionar: imobilização do veículo por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.
  • Estacionar em fila dupla: imobilização do veículo ao lado de outro já estacionado, o que é proibido pelo CTB.

    Atitude que “mata” o trânsito

    Ricardo explicou que, devido ao número de motoristas por aplicativo e ao volume de veículos circulando no centro da cidade, uma atitude simples, como aguardar estacionado em fila dupla um passageiro enquanto ele pega uma mercadoria em uma loja, pode comprometer o fluxo do trânsito em avenidas importantes como a Senhor dos Passos.

    “Nós temos três faixas na Av. Senhor dos Passos, uma destinada ao uso dos ônibus e duas destinadas a outros veículos. Na prática, hoje só estou com uma faixa. Duas faixas eram suficientes devido à contagem volumétrica de veículos, mas a fila dupla está me deixando com uma única faixa. E aí eu tenho um grande problema, porque o trânsito não flui de jeito nenhum. E isso está matando o trânsito na Senhor dos Passos”, disse Ricardo.O superintendente reforçou que as multas são uma forma de chamar a atenção do condutor, através de uma penalidade, para que ele não cometa ações que prejudiquem, ainda que sem intenção, o fluxo do trânsito.

    “Eu preciso das duas faixas. Vamos criar pontos de parada no centro da cidade, mas não em fila dupla. Nos locais onde temos estacionamentos, pelo menos metade desses pontos será destinada à parada. Mas volto a frisar: vamos entender o que é parada. A orientação não é autuar por autuar, estamos apenas autuando onde precisamos melhorar a fluidez do trânsito. É infração de trânsito e o infrator está sujeito a ser autuado.”

    Sinal verde!

    Na última sexta-feira (7), representantes dos motoristas por aplicativo de Feira de Santana se reuniram com o secretário Sérgio Carneiro, responsável pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), e com o superintendente Ricardo Oliveira para tratar da frequência da aplicação das multas. Ao Acorda Cidade, Ricardo Oliveira explicou que está disposto a manter um diálogo aberto com a categoria.

    semáforos
    Foto: ACM / Ascom

    “Tivemos uma conversa muito proveitosa,onde definimos, inclusive, que nos reuniremos uma vez por mês. Eu acho que, para o órgão se dar bem com eles, cada um deve abrir mão de alguma coisa. Eles trazem ideias, a maioria já foi pensada e repensada antes mesmo de eles estarem aqui. E tudo que pode ser feito será implementado. O que não pode, será discutido para que a gente chegue pelo menos perto do pleito deles”, concluiu o superintendente.





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