O Ex-secretário executivo da prefeitura de Campo Formoso (BA), Francisco Nascimento, primo do líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento, tentou se livrar de uma bolsa com dinheiro vivo, arremessando-a pela janela de sua residência em Salvador. A tentativa ocorreu quando a Polícia Federal (PF) bateu à sua porta. No entanto, a bolsa foi interceptada pelos agentes. A informação é da colunista Natália Portinari, do Uol.
Ele foi preso nesta terça-feira (10), no âmbito da Operação Overclean, que investiga peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações. Na ação, foram presas 15 pessoas e bloqueados R$ 162 milhões em bens dos investigados. No total, o grupo movimentou R$ 1,4 bilhão por meio de fraudes licitatórias.
A investigação apura indícios de que Francisco, hoje vereador, teria integrado uma organização criminosa envolvida em fraudes com a empresa Allpha Pavimentações, que tem contratos tanto com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) quanto com a prefeitura de Campo Formoso.
A operação aponta que ele teria pagado propina a servidores públicos e se beneficiado de superfaturamento nos contratos. O município de Campo Formoso, administrado por Elmo Nascimento, irmão de Elmar, também está sob investigação, devido ao envolvimento da Allpha Pavimentações em contratos com a prefeitura.
A Allpha Pavimentações é uma empresa do setor de construção civil, especializada em pavimentação e obras de infraestrutura. Ela pertence aos irmãos e empresários Alex Rezende Parente e Fábio Rezende Parente, apontados como os principais alvos da operação. Eles são acusados de coordenar um esquema de superfaturamento e pagamento de propinas para assegurar contratos com órgãos públicos.